Autora: Emiléne Gomes

Legacy Systems

Problemática

Em todas as Instituições Financeiras existe um controlo necessário e obrigatório para a extracção de responsabilidades dos seus Clientes. Aquando da contratação de qualquer produto financeiro (Conta D.O; Letras; Contas caucionadas; etc...) ou aquisiçao de crédito (empréstimos pessoais ou habitação) a instituição é obrigada a comunicar ao Banco de Portugal (BdP)o montante em causa. Esse processo serve tanto de “input” como de “output”, isto é, serve de intermediação entre instituições e o próprio Banco de Portugal. Deste modo, o objectivo do processo é informar e receber informações acerca de eventuais Clientes de risco, elemento decisivo na aceitação por parte da instituição de uma responsabilidade de crédito.

 

Historial

A centralização de risco “nasce” da necessidade de avaliar, antecipadamente, se um Cliente representa risco de incumprimento para a instituição e consequentemente centraliza toda a informação de crédito pertencente a um particular ou empresa. É um processo executado mensalmente gerando um ficheiro com uma formatação a respeitar por todas as instituições financeiras. Neste ficheiro constam todos os montantes afectos aos Clientes, acumuladas por tipo de responsabilidade, que se referem ao tipo de produto subscrito. O cliente é identificado univocamente por um número de central de risco, correspondente normalmente ao NIF ou a um documento de identificação pessoal.

 

A nível técnico, os dados de centralização de risco são enviados em ficheiro e respondem aos seguintes procedimentos gerais:

Código de central de risco

Cliente empresa ou particular (NIF ou identificação pessoal)

Tipo de responsabilidade

Comercial (ex: Letras; contas personalizadas)
Financiamento p/descontos (ex: Letras; contas personalizadas)
Financiamento a curto prazo (ex: contas e deposito à ordem; contas correntes;)
Financiamento a médio/ longo prazo (ex: Letras; D.O.; C.C.;
Outras (ex: crédito remessas exportação; financiamento moeda estrangeira; descob. M.E.)Extrapatrimoniais (ex: D.O.; C.C.)
Crédito em mora (ex: Letras; D.O.; C.C.)
Crédito em contencioso (ex: letras; D.O.; C.C.)

Montante da responsabilidade

Toda esta informação é enviada para o BdP mensalmente onde se realiza esta comunicação. Quando o BdP envia o ficheiro de resposta os dados são actualizados na base de dados da instituição.

EN