Representatividade das Mulheres na Mind Source
- Mind Source
- 22 de set. de 2025
- 2 min de leitura
O panorama em Portugal
Apesar de alguns avanços ao longo das últimas décadas, a representatividade das mulheres em cargos de liderança nas empresas portuguesas continua a ser reduzida. Segundo o estudo “Presença Feminina nas Empresas em Portugal” da Informa D&B (março de 2024), apenas 30% dos cargos de gestão e 24% dos cargos de Direção Executiva são atualmente ocupados por mulheres.
Este desequilíbrio demonstra que ainda existe um longo caminho a percorrer para alcançar uma verdadeira paridade de género na liderança empresarial.
Enquadramento Europeu
Com o objetivo de acelerar esta mudança, a União Europeia aprovou a diretiva “Women on Boards”, que estabelece que até junho de 2026, pelo menos 33% dos cargos de administrador (executivos e não-executivos) nas empresas cotadas em bolsa sejam ocupados por mulheres.
Este enquadramento procura criar condições mais justas de acesso a cargos de decisão, corrigindo desigualdades estruturais e incentivando as empresas a implementarem políticas de diversidade e inclusão.
O compromisso da Mind Source
Na Mind Source, acreditamos que a diversidade é um motor de inovação, de criatividade e de crescimento sustentável. Por isso, orgulhamo-nos de ser uma referência positiva neste tema: 50% dos cargos de chefia (Direção, C-level e Managers) são ocupados por mulheres.
Mais do que uma meta estatística, esta representatividade é fruto de uma cultura organizacional orientada pelo mérito como critério essencial em todas as fases do ciclo de vida dos nossos talentos:
Recrutamento e Seleção
Onboarding
Formação e Certificação
Avaliação de Desempenho
Oportunidades de Progressão
Política Salarial
Recompensas e Benefícios
Acreditamos que só com esta abordagem podemos caminhar para um futuro verdadeiramente justo, inclusivo e igualitário, onde todas as pessoas têm acesso às mesmas oportunidades.
Informa D&B, 7 Março 2024






